Patrocinadores

Ancelotti

Ancelotti vai aos EUA para observar clubes

O técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, estará nos Estados Unidos para acompanhar de perto as semifinais e a final da Copa do Mundo de Clubes 2025. Após assistir aos primeiros jogos do torneio pela TV, direto da Europa, o treinador italiano decidiu viajar ao país-sede para observar os brasileiros em ação e intensificar o planejamento rumo à Copa do Mundo de 2026.

Ancelotti embarca na próxima segunda-feira (7), enquanto os coordenadores da CBF, Rodrigo Caetano (executivo geral de Seleções Masculinas) e Juan Santos, chegam antes, nesta quarta-feira (2). A agenda da comissão técnica coincide com a participação de clubes brasileiros nas quartas de final do Mundial de Clubes. Na próxima sexta-feira (4), o Palmeiras encara o Chelsea e o Fluminense enfrenta o Al-Hilal. Caso avancem, os dois clubes protagonizarão uma semifinal 100% brasileira, marcada para o dia 8 de julho, garantindo um representante do país na grande final.

CBF intensifica planejamento para a Copa do Mundo de 2026

A presença de Ancelotti e membros da CBF nos Estados Unidos também faz parte de um processo mais amplo: o início da preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026. A entidade trabalha para definir, com antecedência, os melhores locais de treinamento e hospedagem durante o torneio.

“Assim que confirmamos a classificação matemática para a Copa, iniciamos nosso planejamento para identificar os melhores basecamps — as bases operacionais da FIFA, com centros de treinamento e alojamento — visando a definição dos grupos em dezembro”, explicou Rodrigo Caetano.

Na última semana, o supervisor geral da CBF, Sérgio Dimas, e o fisiologista Guilherme Passos estiveram nos Estados Unidos em uma missão técnica. O objetivo da viagem foi visitar potenciais sedes para avaliar estrutura, logística, condições de gramado, hotelaria e diferenças de fuso horário — fatores considerados fundamentais para o desempenho da Seleção.

“Nosso papel é antecipar todas as variáveis. Uma Copa do Mundo se ganha dentro e fora de campo. O trabalho da CBF é garantir que, no período do torneio, tudo esteja dentro do que a comissão técnica espera”, destacou Caetano.

Seleção visita possíveis sedes: Orlando, Seattle e Portland

Durante a viagem de inspeção, os representantes da CBF passaram por três cidades estratégicas:

  • Orlando (Flórida) – já conhecida pela Seleção e com forte presença de brasileiros, foi utilizada como base na Copa América de 2024.

  • Seattle (Washington) – uma das maiores cidades dos EUA, com estrutura de alto nível e considerada uma das sedes principais da FIFA.

  • Portland (Oregon) – possível indicação da FIFA e cidade-sede da Nike, parceira da Seleção Brasileira.

De acordo com Cícero Souza, gerente de Seleções Masculinas, o mapeamento detalhado das instalações permitirá que todas as áreas da comissão técnica — da saúde à análise de desempenho — operem com excelência durante a Copa.

“Estamos atentos a todos os detalhes para garantir a melhor estrutura e preparar um ambiente ideal para os atletas e toda a comissão. Nosso foco é excelência em cada passo do planejamento”, completou Cícero.