Após a derrota do Criciúma por 2 a 1 para o Flamengo, o volante Barreto admitiu em entrevista para o Globo Esporte, ter chutado a bola intencionalmente durante o lance que resultou no segundo pênalti da partida. O confronto, válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro (tabela completa no Portal do Taquarada), ocorreu no Mané Garrincha, em Brasília. Barreto explicou que sua intenção ao chutar a bola foi alertar o árbitro sobre a presença de duas bolas em campo, considerando o lance uma situação bizarra e um ato instintivo.
“Na minha cabeça, foi um instinto. Quando vi a segunda bola em campo, sabia que não poderia haver duas envolvendo o lance. Chutei contra o adversário para o árbitro perceber que havia duas bolas, sem saber que resultaria em pênalti. Jamais prejudicaria meus companheiros, sabíamos da dificuldade”, afirmou Barreto, enquanto o jogo estava empatado em 1 a 1.
No lance, o árbitro Maguielson Lima Barbosa assinalou o pênalti após a ação de Barreto. O Flamengo converteu a penalidade, virou o placar e conquistou os três pontos na capital federal.