A 11ª rodada do Brasileirão começa neste sábado (31/05) com duelos que prometem fortes emoções — e possíveis aplicações da famosa Lei do Ex. No último fim de semana, Reinaldo mostrou como isso funciona bem ao marcar pelo Mirassol contra o São Paulo.
Para esta lista, consideramos apenas jogadores que já atuaram pelo time profissional do adversário. Participações apenas nas categorias de base não entram na contagem.
Entre sábado (31) e domingo (1º) no Brasileirão, cinco reencontros se destacam na rodada. Confira os confrontos e os protagonistas que podem brilhar contra seus antigos clubes:
Vitor Roque reencontra o Cruzeiro em busca de sua primeira vitória
No duelo entre Cruzeiro x Palmeiras, Vitor Roque terá um reencontro marcante com o clube que o revelou. A “Cria da Toca” deixou a Raposa ainda adolescente, foi para o Athletico-PR, brilhou e se tornou a contratação mais cara da história do futebol brasileiro ao assinar com o Palmeiras.
Apesar de nunca ter vencido o Cruzeiro (são dois empates), já marcou contra o ex-clube quando defendia o Furacão. Agora, tenta deixar sua marca com a camisa alviverde.
Além dele, outros nomes do Palmeiras também podem aplicar a Lei do Ex: Mayke e Maurício. Murilo e Bruno Rodrigues, que também têm passagens pela equipe celeste, estão fora — o primeiro suspenso e o segundo lesionado.
Vitor Roque pelo Cruzeiro:
-
Temporada: 2021-2022
-
Jogos: 16
-
Gols: 6
David Luiz pode reencontrar o Flamengo no Maracanã
No confronto entre Flamengo x Fortaleza, o zagueiro David Luiz pode enfrentar o Rubro-Negro pela primeira vez desde que deixou o clube no fim de 2024. Foram quatro temporadas, quatro títulos e mais de 130 jogos que consolidaram sua trajetória no Ninho do Urubu.
Agora no Fortaleza, o experiente defensor terá a chance de reencontrar o ex-time no Maracanã neste domingo (1º). Outro ex-jogador do Flamengo no elenco do Laion é Marinho, campeão da Libertadores e da Copa do Brasil em 2022.
David Luiz pelo Flamengo:
-
Temporada: 2021-2024
-
Jogos: 132
-
Gols: 4
Tiquinho Soares enfrenta o Botafogo pela primeira vez
O jogo entre Santos x Botafogo marca o reencontro do atacante Tiquinho Soares com o clube que o projetou nacionalmente. Ídolo recente do Glorioso, ele agora veste a camisa do Peixe e pode aplicar a Lei do Ex logo em seu primeiro confronto contra a equipe carioca.
Outro atacante do Santos, Guilherme, também já defendeu o Botafogo, em 2017. Do lado alvinegro, o zagueiro Jair fez o caminho inverso de Tiquinho em 2025, e agora está no Botafogo junto de Gregore e Rwan Cruz, também com passagens pelo Peixe.
Tiquinho Soares pelo Botafogo:
-
Temporada: 2022-2024
-
Jogos: 120
-
Gols: 44
Michel Araújo reencontra o São Paulo pela primeira vez
No duelo entre Bahia x São Paulo, o uruguaio Michel Araújo pode encarar seu ex-time pela primeira vez. Destaque nas conquistas da Copa do Brasil e da Supercopa Rei pelo Tricolor paulista, o meia foi vendido ao Bahia em 2025 por 2,75 milhões de euros (R$ 17,3 milhões).
O Esquadrão também conta com outros jogadores com passagens pelo Morumbi, como Rodrigo Nestor (emprestado) e Willian José, que atuou entre 2011 e 2012.
Michel Araújo pelo São Paulo:
-
Temporada: 2023-2024
-
Jogos: 88
-
Gols: 4
Gustavo Mosquito tenta brilhar contra o Corinthians após saída conturbada
O embate entre Corinthians x Vitória traz à tona a saída polêmica de Gustavo Mosquito do Timão. Após mais de cinco anos no clube, o atacante acionou a Justiça por dívidas de FGTS e direitos de imagem e rescindiu o contrato em 2024. Já enfrentou o Corinthians no mesmo ano, mas ainda busca o primeiro gol e vitória sobre o ex-time.
No elenco do Vitória, outros dois jogadores com passagem pelo clube paulista são Bruno Xavier e Carlinhos.
Gustavo Mosquito pelo Corinthians:
-
Temporada: 2019-2024
-
Jogos: 176
-
Gols: 18
Outros possíveis reencontros na 11ª rodada do Brasileirão
Além dos cinco destaques principais, outros jogadores podem enfrentar ex-clubes neste fim de semana pelo Brasileirão:
-
Mirassol x Sport: Lucas Ramon, Reinaldo, Gabriel e Fabrício Daniel (Mirassol)
-
Juventude x Grêmio: Natã (Juventude)
-
Internacional x Fluminense: Renê e Nonato (Internacional)