Patrocinadores

Mundial

CAS mantém decisão da FIFA e León está fora do Mundial

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) rejeitou os recursos apresentados pelos clubes mexicanos León e Pachuca, além do costarriquenho Alajuelense, contra a decisão da FIFA que alterou o representante da Concacaf no Grupo D do Mundial de Clubes de 2025 — o mesmo do Flamengo. Com a decisão, o Club León está oficialmente fora do torneio, que será disputado nos Estados Unidos.

FIFA vetou dois clubes do mesmo grupo empresarial

A exclusão do León foi determinada em março pela FIFA, após o Comitê de Apelação entender que tanto o clube quanto o Pachuca infringiram o regulamento do Mundial de Clubes 2025. O Artigo 10.1 da competição proíbe a participação de dois clubes sob a mesma propriedade — no caso, o Grupo Pachuca.

Na tentativa de reverter a decisão, os três clubes recorreram ao CAS. Contudo, a entidade arbitral esportiva manteve a punição:

“O Painel do CAS rejeitou os três recursos e confirmou que Pachuca e Club León não atendem aos critérios do regulamento quanto à propriedade múltipla de clubes”, destacou a nota oficial do tribunal.

América-MEX ou LAFC herdarão a vaga do León no Mundial

Com a exclusão do León, a FIFA definiu que América do México e Los Angeles FC disputarão um playoff para decidir quem ocupará a última vaga da Concacaf no Grupo D do Mundial. O confronto ainda não tem data definida.

O Los Angeles FC perdeu a final da Liga dos Campeões da Concacaf de 2023 justamente para o León, enquanto o América é o time mais bem posicionado no ranking da confederação, logo abaixo do próprio León. Agora, os dois duelam por um lugar na chave que já conta com Chelsea, Flamengo e Espérance.