Patrocinadores

CBF

CBF inicia preparação de árbitros da Série A

A Comissão de Arbitragem da CBF deu início ao período de preparação para os árbitros da Série A do Campeonato Brasileiro, em um evento realizado no Rio de Janeiro. A programação segue até quinta-feira (17/04) e reúne cerca de 75 profissionais, incluindo árbitros de campo, assistentes e árbitros de vídeo (VAR).

Treinamento visa profissionalizar a arbitragem no Brasil

Segundo Rodrigo Cintra, coordenador-geral da Comissão de Arbitragem, o encontro faz parte de um projeto piloto de profissionalização, com o objetivo de simular o dia a dia de um árbitro profissional. A proposta, segundo ele, é estabelecer um novo padrão de atuação na elite do futebol nacional.

“Teremos três turnos de atividades, com parte prática, técnica e teórica. É um trabalho piloto também para a profissionalização que pretendemos fazer em, no máximo, 18 meses”, explicou Cintra.

Durante os treinamentos, os árbitros vão aprofundar os princípios de atuação em campo, reforçar os conceitos teóricos já aprendidos e buscar alinhamento completo com o uso do VAR, que, segundo o coordenador, tem o papel de auxiliar e não intervir nas decisões do árbitro central.

Atividades práticas e teóricas em três locais na CBF

O cronograma de treinamentos será dividido entre três locais:

  • Clube da Aeronáutica (CAER)

  • Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB)

  • Hotel da concentração

Pela manhã, o CAER receberá os exercícios práticos, com jogos simulados por equipes de base do futebol carioca e estrutura montada para atuação do VAR. Já o CEAB será voltado para simulações específicas com os árbitros de vídeo. À tarde, todo o grupo participará de aulas teóricas unificadas, marcando uma mudança em relação aos anos anteriores, quando os participantes eram divididos em grupos.

“Agora todo o grupo vai receber a mesma instrução teórica. À noite, teremos mais uma atividade diretamente com a Comissão, tratando da filosofia de arbitragem e da proposta da Comissão para os jogos do Brasileirão”, destacou Alício Pena Júnior, coordenador-geral do CEAB.

VAR ganha protagonismo no novo modelo de capacitação da CBF

A integração entre VAR e árbitros de campo será uma das prioridades da semana. De acordo com Cintra, 50% das atividades são voltadas exclusivamente para a equipe de vídeo, reforçando a ideia de sinergia e entendimento mútuo.

“Queremos decisões mais corretas no campo de jogo. E quando houver evidência para uma possível chamada do VAR, que o árbitro tenha tranquilidade para revisar a jogada e decidir se mantém ou altera sua decisão original”, afirmou Pena Júnior.

Preparação ocorre antes da quarta rodada do Brasileirão

O período de concentração ocorre antes do início da 4ª rodada da Série A. Árbitros que forem escalados para as partidas viajarão normalmente para os jogos e retornarão ao Rio de Janeiro após o compromisso, para continuar participando das atividades.