Patrocinadores

Paralímpicos

Cerimônia de encerramento celebra o fim dos Jogos Paralímpicos

Embora ninguém queira que os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 cheguem ao fim, a Cerimônia de Encerramento marcará o término dos eventos na capital francesa no domingo, 8 de setembro.

Os primeiros Jogos Paralímpicos realizados em Paris foram um verdadeiro sucesso, repletos de momentos inesquecíveis. A arqueira britânica Jodie Grinham fez história ao se tornar a primeira atleta a ganhar uma medalha paralímpica enquanto estava grávida. Além disso, Zakia Khudadadi, praticante de taekwondo, conquistou a primeira medalha paralímpica para a Equipe Paralímpica de Refugiados. Outro destaque foi o americano Matt Stutzman, conhecido como o “arqueiro sem braços”, que ganhou a medalha de ouro 12 anos após conquistar a prata em Londres 2012.

Agora, é hora de celebrar não apenas os atletas, mas também de passar o bastão paralímpico para os próximos anfitriões, Los Angeles 2028.

O Stade de France servirá como o palco perfeito para essa despedida, após 12 dias de eventos marcantes. Com sua icônica pista em tons lavanda, o estádio foi o cenário de muitos feitos memoráveis. Para a cerimônia de encerramento, o estádio será transformado em um grande espaço festivo, recebendo 24 artistas da cena da música eletrônica francesa para celebrar os 4.400 atletas de 168 delegações paralímpicas.

A cerimônia final será realizada das 20h30 às 23h, horário local (15h30 às 18h, horário de Brasília, e 19h30 às 22h em Lisboa). O evento incluirá todos os protocolos habituais, como discursos, hinos e agradecimentos aos voluntários, além da tradicional transferência da bandeira paralímpica para os representantes americanos.

No entanto, há uma pessoa que pode estar aliviada com o fim de Paris 2024: o diretor artístico Thomas Jolly. Considerado um dos mais ocupados do entretenimento nos últimos meses, Jolly supervisionou todas as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O renomado ator francês e fundador de uma companhia teatral certamente dará seu toque final à cerimônia. E quando o último foguete iluminar o céu, ele terá merecido, sem dúvida, um dos itens gastronômicos mais comentados dos Jogos: o muffin de chocolate derretido, preparado na padaria da Vila Olímpica e Paralímpica.

Quem se Apresentará na Cerimônia de Encerramento?

Embora a maior parte da Cerimônia de Encerramento seja um segredo bem guardado, Los Angeles 2028 revelou recentemente alguns dos artistas que se apresentarão durante a cerimônia de transferência.

Los Angeles, que sediará os próximos Jogos Paralímpicos de Verão em 2028, terá a atriz vencedora do Tony Award e estrela da Broadway, Ali Stroker, para cantar o hino nacional dos EUA durante a cerimônia de transferência. O público também será presenteado com performances do pianista de jazz Matthew Whitaker, da violinista e cantora-compositora Gaelynn Lea, do rapper, compositor e atleta Garnett Silver-Hall e do artista Anderson .Paak. Todos esses talentos trarão a vibração icônica do litoral de Venice Beach em Los Angeles para a celebração.