A Copa do Mundo de 2026 trará um novo formato emocionante para os fãs de futebol ao redor do mundo. Após décadas sendo disputada por 32 seleções desde 1998, a competição passará a contar com 48 equipes a partir da próxima edição, que ocorrerá de forma histórica nos Estados Unidos, Canadá e México.
O sistema de disputa continuará sendo similar ao das edições anteriores, mas com uma importante mudança: haverá uma fase adicional no mata-mata. As 48 seleções serão divididas em 12 grupos, com os dois melhores de cada grupo avançando para a próxima etapa. Além disso, os oito melhores terceiros colocados também terão a chance de se classificar para o mata-mata, garantindo uma disputa ainda mais emocionante.
Com o aumento no número de participantes, a Copa do Mundo de 2026 terá um crescimento significativo no número de jogos, saltando de 64 para 104 partidas. Consequentemente, o período da competição também será ampliado, passando de cerca de 30 para 38 dias, proporcionando mais tempo de ação para os torcedores.
Outro aspecto relevante é o aumento no número de estádios utilizados. Enquanto a edição de 2022, realizada no Catar, contou com apenas oito locais de jogos, em 2026, a competição será realizada em 16 estádios diferentes. Desses, 11 estarão localizados nos Estados Unidos, três no México e dois no Canadá.
Além disso, a distribuição das vagas por continente para a Copa do Mundo de 2026 será a seguinte:
-
UEFA (Europa): 16 seleções
-
CAF (África): 9 seleções
-
AFC (Ásia): 8 seleções
-
Conmebol (América do Sul): 6 seleções
-
Concacaf (América do Norte): 6 seleções, incluindo as 3 anfitriãs
-
OFC (Oceania): 1 seleção
-
Repescagem: 2 seleções