A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou, na tarde desta quarta-feira (09/04), o sorteio ao vivo na CBF TV, definindo os 16 confrontos da terceira fase da Copa do Brasil 2025 e os respectivos mandos de campo. O Criciúma enfrentará o RB Bragantino, com o primeiro jogo marcado para o estádio Heriberto Hülse e a partida de volta, que decidirá quem avança às oitavas de final, acontecendo no estádio municipal Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista. Conforme informações da CBF, os duelos ocorrerão nas semanas de 30 de abril e 21 de maio.
Nesta fase, entram em campo as equipes que não participaram das duas primeiras etapas do torneio. Entre os clubes que fazem sua estreia na competição estão: Botafogo, Palmeiras, Bahia, Internacional, Flamengo, São Paulo, Fortaleza e Corinthians (todos classificados pela Libertadores), além de CRB (vice-campeão da Copa do Nordeste 2024), Paysandu (campeão da Copa Verde 2024), Santos (campeão da Série B 2024) e Cruzeiro (classificado pelo Campeonato Brasileiro 2024).
O Criciúma, por sua vez, fez uma ótima campanha até aqui. Na estreia, venceu o Operário-MS por 1 a 0, com gol de Morelli, e na segunda fase, bateu o Remo por 2 a 1, com gols de Luciano Castán e Werik Popó. Vale ressaltar que ambos os confrontos foram realizados fora de casa. No pote de possíveis adversários para o Criciúma, estavam grandes clubes como Botafogo, Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Atlético-MG, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Bahia, Internacional, Vasco, Santos, Cruzeiro e Athletico-PR.
O Criciúma, que garantiu sua vaga na Copa do Brasil ao ser finalista do Campeonato Catarinense 2024 e conquistar o bicampeonato estadual, tem uma história de sucesso na competição. O clube foi campeão nacional em 1991, quando derrotou o Grêmio na final. No primeiro jogo, realizado em Porto Alegre, houve empate em 1 a 1, e o título foi conquistado com um empate sem gols no Heriberto Hülse, em um confronto histórico.