O Bayer Leverkusen oficializou nesta segunda-feira (26/05) a contratação do técnico Erik ten Hag como novo comandante da equipe para as próximas temporadas. O treinador holandês, de 55 anos, assinou contrato válido até 2027 e chega com a missão de manter o alto nível deixado por Xabi Alonso, que trocou a Bundesliga pelo comando do Real Madrid.
Erik Ten Hag assume após passagem pelo Manchester United
Sem clube desde que deixou o Manchester United em novembro de 2024, Erik ten Hag recusou recentemente uma proposta para retornar ao Ajax, clube onde viveu seu auge como técnico. Ele também teve uma curta passagem pela equipe B do Bayern de Munique, ainda no início de sua carreira. Em sua passagem pelo futebol inglês, o holandês conquistou dois títulos: a Copa da Liga Inglesa e a Copa da Inglaterra.
Ao todo, Ten Hag soma nove títulos na carreira, sendo mais lembrado por sua campanha histórica com o Ajax, onde venceu três vezes o Campeonato Holandês e levou o clube até as semifinais da Liga dos Campeões da UEFA em 2019.
Desafio de suceder Xabi Alonso no Leverkusen
Erik ten Hag assume o Bayer Leverkusen com a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho vitorioso de Xabi Alonso, que comandou uma revolução no clube. Em 2024, Alonso liderou os “farmacêuticos” ao primeiro título da Bundesliga da história, encerrando um jejum de décadas. Na temporada seguinte, o time manteve o alto nível, terminou como vice-campeão alemão, chegou à semifinal da Copa da Alemanha e venceu a Supercopa da Alemanha.