Patrocinadores

Paralímpicos

Esportes Exclusivos dos Jogos Paralímpicos

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos compartilham várias semelhanças, mas também apresentam diferenças significativas. Enquanto muitos esportes têm suas versões adaptadas para os Jogos Paralímpicos, há modalidades que são exclusivas dessas competições.

Aqui, exploramos os esportes que estão presentes nos Jogos Paralímpicos, mas não nos Jogos Olímpicos:

Bocha

História e Evolução: A bocha é uma modalidade paralímpica desde os Jogos de Stoke Mandeville e Nova York 1984. Antes da bocha, existia o lawn bowls, disputado em grama, que foi o palco da primeira medalha olímpica do Brasil, conquistada por Luiz Carlos da Costa e Robson Sampaio em Toronto 1976.

Regras e Participação: Na versão paralímpica, a bocha é jogada por atletas com deficiências severas ou paralisia cerebral, utilizando cadeiras de rodas. O objetivo é lançar bolas coloridas o mais próximo possível de uma bola branca, chamada jack ou bolim. Atletas podem usar mãos, pés, instrumentos auxiliares e calheiros para facilitar o jogo.

Conquistas: O Brasil já conquistou 11 medalhas na bocha paralímpica, incluindo seis de ouro.

Goalball

História e Conceito: Introduzido nos Jogos Paralímpicos de Toronto 1976, o goalball é desenvolvido para atletas com deficiência visual. O esporte é jogado em uma quadra com a presença de silêncio absoluto, essencial para que os jogadores possam ouvir o guizo dentro da bola.

Regras e Participação: No goalball, os jogadores arremessam a bola com as mãos, visando marcar gols. Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. A bola precisa quicar para que o som do guizo ajude os jogadores a localizá-la.

Conquistas: O Brasil conquistou o ouro no goalball masculino nos Jogos de Tóquio 2020.

Outras Particularidades dos Esportes Paralímpicos

  • Rugby em Cadeira de Rodas: Disputado em uma quadra com uma bola redonda e permite a participação de homens e mulheres no mesmo time. Em Tóquio 2020, quatro mulheres participaram, e no Mundial de 2022, foram 13.
  • Esgrima em Cadeira de Rodas: As cadeiras são fixadas ao chão, limitando o movimento dentro da quadra, embora os atletas possam se mover enquanto suas cadeiras permanecem imóveis.
  • Atletismo Paralímpico: Inclui eventos únicos como o arremesso de pino, destinado a atletas com alto grau de comprometimento.
  • Futebol de Cegos: Também conhecido como futebol de cinco, é jogado em grama sintética, com o goleiro tendo visão total, e bandas para evitar que a bola saia do campo.
  • Halterofilismo Paralímpico: Os atletas realizam o exercício deitados e são auxiliados pelo treinador para tirar a barra do suporte, devendo abaixá-la ao peito e levantá-la até que os braços estejam estendidos.
  • Vôlei Sentado: As redes são ajustadas para 1,15 metros para homens e 1,05 metros para mulheres.
  • Tênis em Cadeira de Rodas: A bola pode quicar até duas vezes antes de ser rebatida.