Patrocinadores

João

João Fonseca estreia contra Flavio Cobolli no ATP 500

Após o encerramento de Roland Garros, o circuito profissional de tênis dá início à tradicional temporada de grama. E o primeiro compromisso de João Fonseca neste piso será no ATP 500 de Halle 2025, na Alemanha. O brasileiro entra em quadra nesta terça-feira (17/06), estreando contra o italiano Flavio Cobolli.

João Fonseca disputa ATP de Halle pela segunda vez na carreira

Fonseca foi um dos três tenistas convidados (wild cards) pela organização do torneio e disputa a chave principal de simples pela segunda vez. Em 2024, também jogou o ATP de Halle com convite, mas caiu logo na estreia diante do australiano James Duckworth.

Agora, com mais experiência e ocupando o melhor ranking da carreira — é o número 57 do mundo — o jovem brasileiro busca sua primeira vitória em nível ATP na grama.

Adversário da estreia: quem é Flavio Cobolli?

Do outro lado da rede estará o promissor italiano Flavio Cobolli, de 23 anos, que vive a melhor fase da carreira. Em 2025, conquistou dois títulos importantes: o ATP 250 de Bucareste e o ATP 500 de Hamburgo, que o alavancaram ao 24º lugar do ranking mundial — sua melhor posição até o momento.

Apesar do bom momento, Cobolli ainda tem pouca rodagem na grama. Foram apenas nove partidas como profissional nesse tipo de piso, com três vitórias e seis derrotas. Todas as vitórias aconteceram nesta temporada. Em 2024, ele participou do torneio de Halle, mas foi eliminado na primeira rodada por Hubert Hurkacz.

Histórico juvenil com brasileiros

Cobolli tem também um passado curioso nas competições juvenis envolvendo brasileiros. Em Roland Garros, foi finalista de duplas ao lado do suíço Dominic Stricker por dois anos seguidos. Em 2019, perdeu para o brasileiro Matheus Pucinelli, que jogou com o argentino Thiago Tirante. Já em 2020, levou o título batendo os brasileiros Bruno Oliveira e Natan Rodrigues.

Caminho de João Fonseca no ATP de Halle 2025

Se vencer a estreia contra Cobolli, João Fonseca enfrentará na segunda rodada o vencedor do duelo entre o francês Ugo Humbert (cabeça de chave 6) e o canadense Denis Shapovalov. Humbert, inclusive, já superou o brasileiro nesta temporada.

Nas quartas de final, o provável adversário é o alemão Alexander Zverev, atual número 3 do mundo e segundo cabeça de chave. Caso avance, Fonseca pode encarar o russo Daniil Medvedev na semifinal e o líder do ranking e atual campeão de Halle, Jannik Sinner, na grande decisão.

Onde assistir João Fonseca x Flavio Cobolli ao vivo

  • Data: 17 de junho (terça-feira)

  • Horário: Por volta de 8h (de Brasília)

  • Local: OWL Arena, quadra central

  • Transmissão ao vivo: ESPN e Disney+