O jovem tenista brasileiro João Fonseca, de apenas 18 anos, fará sua aguardada estreia na chave principal de Wimbledon nesta segunda-feira (30/06), enfrentando o britânico Jacob Fearnley, número 51 do ranking da ATP. A partida acontecerá na tradicional Quadra 1, logo após o confronto entre Aryna Sabalenka, líder do ranking feminino, e o canadense Carson Branstine, com início previsto para as 9h (horário de Brasília).
Apesar de enfrentar um adversário da casa e a inevitável torcida local, Fonseca espera contar com o apoio caloroso dos fãs brasileiros presentes em Londres. “É difícil fazer tanto barulho quanto os brasileiros”, brincou o tenista carioca durante entrevista coletiva neste domingo (29/06). “Felizmente, haverá brasileiros assistindo e torcendo por mim”, completou o atleta, que disputa Wimbledon pela primeira vez como profissional.
Destaque crescente no circuito internacional
Atualmente na 54ª posição do ranking da ATP, João Fonseca vem chamando atenção desde o início da temporada. Seu momento mais marcante ocorreu no Aberto da Austrália, quando derrotou o russo Andrey Rublev, então top 10 do mundo, logo na estreia. O brasileiro, frequentemente comparado a Roger Federer por seu estilo elegante, já contou com o apoio da torcida brasileira em grandes torneios como Indian Wells e Roland Garros.
Wimbledon: um sonho realizado
Agora, Fonseca alcança um novo marco na carreira ao disputar Wimbledon, considerado o torneio mais tradicional do circuito de Grand Slams. “Jogar na Quadra 1 é simplesmente um sonho. Esta será minha primeira partida aqui, e tudo em Wimbledon é perfeito, até os mínimos detalhes”, afirmou, emocionado. “Definitivamente, é o meu Grand Slam favorito por causa da cultura e da história. Todo garoto que joga tênis sonha em jogar aqui”, concluiu.
Vale lembrar que João Fonseca já venceu Jacob Fearnley no início deste ano, durante a primeira rodada de Indian Wells, o que adiciona ainda mais expectativa ao reencontro entre os dois tenistas.