João Fonseca estreou com vitória em Wimbledon e segue invicto em estreias de Grand Slam na carreira. Aos 18 anos, o jovem tenista brasileiro superou o britânico Jacob Fearnley por 3 sets a 0, com parciais de 6-4, 6-1 e 7-6(5), e garantiu vaga na segunda rodada do torneio. O resultado também marca sua entrada, pela primeira vez, no top 50 do ranking da ATP — ocupando provisoriamente a 47ª posição, a melhor da carreira até agora.
Atual número 1 do Brasil e 51º do mundo antes do torneio, Fonseca dominou o confronto contra Fearnley (54º), em pouco mais de duas horas de partida disputada sob calor de 32 °C em Londres. Foi sua terceira vitória em três encontros com o britânico apenas nesta temporada.
Próximo desafio de João Fonseca em Wimbledon
Na segunda rodada, Fonseca enfrentará o vencedor do duelo entre o holandês Tallon Griekspoor (29º) e o norte-americano Jenson Brooksby (101º). Após a vitória, o carioca agradeceu ao público inglês com bom humor: “Desculpe por vencer um britânico, mas obrigado pelo apoio e por respeitarem o tênis”, disse ele à plateia da Quadra 1.
Superioridade do brasileiro e recorde histórico
Apesar de ter admitido nervosismo no início da partida, especialmente no primeiro set, Fonseca rapidamente assumiu o controle do jogo. “No começo estávamos muito nervosos, só confirmando o saque, sem ralis”, comentou o brasileiro. Ele foi amplamente superior durante todo o confronto e só encontrou dificuldades no tie-break do terceiro set, quando salvou um set point antes de fechar a partida.
Nos números, Fonseca terminou com 31 winners contra 20 do adversário e 31 erros não forçados, frente a 30 de Fearnley. Esta foi apenas sua segunda vitória em partidas de ATP disputadas na grama. Em 2023, ele não conseguiu avançar no qualifying de Wimbledon, mas nesta temporada já havia alcançado a segunda rodada do Australian Open e a terceira em Roland Garros.