O anúncio do novo Papa, o norte-americano naturalizado peruano Robert Francis Prevost, parou o mundo e teve repercussão além da esfera religiosa. Ao escolher o nome Leão XIV, o novo líder da Igreja Católica gerou uma onda de reações entre clubes brasileiros que têm o leão como mascote. Sport, Fortaleza, Vitória, Avaí e Remo usaram suas redes sociais para brincar com a coincidência e “reivindicar” a torcida do pontífice.
Times com mascote de leão entram na brincadeira após anúncio de Leão XIV
O Sport, mesmo em situação delicada no Campeonato Brasileiro, onde ocupa a lanterna da competição, saudou o novo Papa com bom humor. Torcedores do clube pernambucano se mostraram confiantes, acreditando que, com a bênção do novo pontífice, o time escapará do rebaixamento.
Já o Fortaleza, o Leão do Pici, exaltou a aclamação popular em torno de Prevost, fazendo alusão ao apoio da torcida ao clube nas arquibancadas. O Vitória não se pronunciou oficialmente, mas seus torcedores lembraram que, durante o conclave, o cardeal vestia cores rubro-negras – as mesmas do clube baiano.
O Avaí celebrou o “momento do Leão”, comemorando a visibilidade do símbolo. O Remo também entrou na onda e destacou a força do mascote leonino em referência ao novo Papa.
Outras torcidas também entraram na festa
Mesmo clubes que não têm ligação com o leão aproveitaram a ocasião para engajar seus torcedores. O Corinthians publicou uma bênção do famoso “Padre da Fiel”, enquanto a página do Milan Brasil fez referência ao atacante Rafael Leão, astro do clube italiano, em clima bem-humorado.
Quem é o novo Papa Leão XIV?
Robert Francis Prevost, de 69 anos, é natural de Chicago, Illinois (EUA), e foi nomeado Papa após uma trajetória marcada por missões religiosas. Atuou no Peru entre 1985 e 1998 como pároco, professor e administrador e, posteriormente, foi nomeado bispo emérito de Chiclayo. Em 2023, assumiu o cargo de Prefeito do Dicastério para os Bispos no Vaticano, antes de ser escolhido como o novo sucessor de Pedro.