Patrocinadores

Libertadores

Libertadores: Brasil terá seis representantes nas oitavas

A fase de grupos da Libertadores 2025 chegou ao fim e o Fortaleza confirmou a última vaga entre os 16 classificados para as oitavas de final. Com isso, o Brasil terá seis representantes no mata-mata, ao lado de Botafogo, Flamengo, Internacional, Palmeiras e São Paulo.

O sorteio das oitavas de final da Libertadores será realizado na segunda-feira (2 de junho), às 12h (horário de Brasília), diretamente da sede da Conmebol em Luque, no Paraguai. Além dos confrontos das oitavas, o evento definirá todo o chaveamento até a grande final.

Pote 1 e vantagem do segundo jogo em casa

Palmeiras, São Paulo e Internacional avançaram como líderes de seus grupos e estarão no pote 1 do sorteio. Isso garante a vantagem de disputar o jogo de volta das oitavas de final em casa.

Botafogo, Flamengo e Fortaleza, que terminaram a fase de grupos na segunda colocação, caem no pote 2 e terão pela frente confrontos mais difíceis, com o segundo duelo fora de casa.

Possíveis confrontos entre brasileiros nas oitavas

Por estarem em potes diferentes, duelos entre clubes brasileiros já podem acontecer nas oitavas. Ou seja, o sorteio pode colocar, por exemplo, Palmeiras x Flamengo ou São Paulo x Fortaleza logo no início do mata-mata.

Além dos brasileiros, o pote 2 também conta com equipes como Universitario (Peru), Libertad e Cerro Porteño (Paraguai), Atlético Nacional (Colômbia) e Peñarol (Uruguai) — todos possíveis adversários de Palmeiras, Inter e São Paulo.

Já os outros cinco líderes de grupo são River Plate, Racing, Estudiantes e Vélez Sarsfield (todos da Argentina), além da equatoriana LDU.

Brasileiros classificados e único eliminado

Entre os times brasileiros, apenas o Bahia foi eliminado da Libertadores, mas ainda disputará os playoffs da Copa Sul-Americana.

Confira os classificados para as oitavas da Libertadores 2025

Pote 1 (líderes de grupo):

  1. Palmeiras

  2. São Paulo

  3. Racing (ARG)

  4. River Plate (ARG)

  5. Estudiantes (ARG)

  6. Vélez Sarsfield (ARG)

  7. Internacional

  8. LDU (EQU)

Pote 2 (segundos colocados):

  1. Botafogo

  2. Peñarol (URU)

  3. Flamengo

  4. Atlético Nacional (COL)

  5. Libertad (PAR)

  6. Fortaleza

  7. Universitario (PER)

  8. Cerro Porteño (PAR)