No próximo 30 de novembro, Botafogo e Atlético-MG se enfrentam em Buenos Aires para a grande final da Copa Libertadores 2024. Enquanto o time carioca busca seu primeiro título da competição, o Atlético-MG luta pelo bicampeonato. A história do futebol brasileiro na Libertadores é longa e repleta de conquistas, com o Brasil sendo o segundo país com mais títulos, atrás apenas da Argentina. Até agora, os clubes brasileiros somam 24 títulos, enquanto os argentinos possuem 25, considerando que, na edição de 2024, um time brasileiro será campeão.
Times Brasileiros em Finais de Libertadores: Retrospecto Completo
Ao todo, 14 clubes brasileiros já chegaram à final da Copa Libertadores, com destaque para os cinco paulistas, quatro cariocas, dois gaúchos, dois mineiros e um clube do Paraná. Desses, 11 conquistaram o título. A seguir, confira os clubes brasileiros que mais se destacaram na história das finais da Libertadores.
Palmeiras: Seis Finais e Três Títulos
O Palmeiras é um dos clubes brasileiros com mais participações em finais da Libertadores, com seis ao todo. O time conquistou o título três vezes, sendo a primeira em 1999, contra o Deportivo Cali. Depois, em 2020 e 2021, o Alviverde venceu Santos e Flamengo, respectivamente. Porém, o clube paulista também tem algumas decepções, como nas finais de 1961, 1968 e 1999.
São Paulo: Seis Finais e Três Títulos
O São Paulo também acumula seis finais e três títulos de Libertadores. O Tricolor paulista conquistou a competição em 1992, 1993 e 2005. O primeiro bicampeonato foi contra Newell’s Old Boys e Universidad Catolica, enquanto o tri veio em 2005, após uma vitória sobre o Athletico-PR.
Grêmio: Cinco Finais e Três Títulos
O Grêmio já disputou cinco finais e conquistou três títulos. O primeiro foi em 1983, contra o Peñarol, e o segundo em 1995, quando venceu o Atlético Nacional. O terceiro troféu veio em 2017, após uma vitória contra o Lanús.
Santos: Cinco Finais e Três Títulos
O Santos foi o primeiro time brasileiro a conquistar a Libertadores, em 1962 e 1963, com Pelé como grande estrela. Em 2011, o Peixe voltou a conquistar a competição, vencendo o Peñarol, e ficou muito perto de conquistar o tetra em 2020, mas perdeu para o Palmeiras na final.
Flamengo: Quatro Finais e Três Títulos
O Flamengo se tornou uma potência na Libertadores nos últimos anos, conquistando três títulos. Em 1981, o time liderado por Zico venceu o Cobreloa. O segundo título veio em 2019, contra o River Plate, e o terceiro em 2022, ao vencer o Athletico-PR.
Cruzeiro: Quatro Finais e Dois Títulos
O Cruzeiro tem duas conquistas da Libertadores, em 1976 e 1997. O time mineiro também esteve perto do tricampeonato, mas foi derrotado pelo Estudiantes em 2009.
Internacional: Três Finais e Dois Títulos
O Internacional conquistou duas Libertadores, em 2006 e 2010. A primeira vitória veio sobre o São Paulo, e a segunda, contra o Chivas Guadalajara.
Fluminense: Duas Finais e Um Título
O Fluminense viveu a dor da derrota em 2008, ao perder a final para a LDU nos pênaltis. Contudo, em 2023, o Tricolor carioca finalmente conquistou seu primeiro título da competição, superando o Boca Juniors na decisão.
Atlético-MG: Duas Finais, Um Título e a Decisão de 2024
O Atlético-MG tem uma história marcada pela superação na Libertadores. O time conquistou seu primeiro título em 2013, vencendo o Olímpia nos pênaltis. Agora, o Galo busca seu bicampeonato na final de 2024 contra o Botafogo.
Outros Clubes Brasileiros em Finais
Outros clubes brasileiros também estiveram presentes em finais de Libertadores, como o Athletico-PR (duas finais e dois vices), o Corinthians (uma final e um título, em 2012) e o Vasco (uma final e um título, em 1998). O São Caetano, em 2002, também foi vice-campeão ao perder para o Olímpia.
Botafogo: A Esperança de um Novo Campeão
Com a final de 2024, o Botafogo entra na disputa pelo seu primeiro título da Copa Libertadores. Após a conquista do Fluminense em 2023, o Alvinegro carioca é o último grande do Rio de Janeiro a buscar seu espaço na história da competição continental. Se vencer, o Botafogo se junta ao seleto grupo de campeões da Libertadores, encerrando o longo jejum de títulos de times cariocas na competição.