Patrocinadores

Londrina

Londrina denuncia tentativa de manipulação na Série C e Gaeco cumpre mandados contra empresários

Três jogadores do Londrina Esporte Clube, que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro, denunciaram uma tentativa de aliciamento para manipulação de resultados. De acordo com o clube, empresários ofereceram dinheiro aos atletas para receberem cartão amarelo durante o duelo contra o Maringá, em abril, pela terceira rodada da competição.

Segundo o Londrina, os jogadores foram abordados poucas horas antes da partida, mas recusaram a proposta e imediatamente comunicaram o caso à diretoria. Em seguida, o clube acionou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por meio da Federação Paranaense e também notificou o Ministério Público.

Com base na denúncia, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou uma operação nesta sexta-feira (12). A ação resultou no cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão e dois mandados de busca pessoal em Salvador (BA) e Itapema (SC), em parceria com órgãos de segurança locais.

De acordo com as investigações, os empresários teriam oferecido R$ 15 mil a pelo menos um dos atletas para que fosse advertido com cartão amarelo até os 27 minutos de jogo. O Londrina reforçou que nenhum dos jogadores que recebeu cartão na partida está envolvido no caso.

Em nota oficial, o clube reafirmou seu compromisso com a integridade e a transparência no esporte, enaltecendo a postura dos atletas que, além de recusarem a proposta, tiveram coragem de denunciar a tentativa de manipulação.

O Londrina destacou ainda que seguirá colaborando com a CBF, a FPF e as autoridades policiais no combate a práticas ilícitas e na garantia da lisura das competições nacionais.