A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) elegeu Lionel Messi como o melhor jogador de futebol de todos os tempos. A lista histórica ainda conta com Pelé, tricampeão mundial pelo Brasil, em segundo lugar, e Diego Maradona, ídolo argentino, na terceira colocação.
Messi lidera lista histórica da IFFHS
Campeão mundial com a Argentina em 2022, Messi conquistou o topo do ranking após uma carreira repleta de títulos e feitos memoráveis. O craque brilhou com a camisa do Barcelona, onde venceu 35 troféus, incluindo 10 títulos da LaLiga e quatro da Liga dos Campeões da UEFA. Em 2021, transferiu-se para o Paris Saint-Germain, onde foi bicampeão francês, antes de chegar à Major League Soccer (MLS), onde atua pelo Inter Miami desde 2023.
Apesar da importância do ranking, a IFFHS não divulgou os critérios específicos utilizados para definir as posições.
Cristiano Ronaldo aparece em 4º; três brasileiros estão no top 10
Além de Messi, a lista inclui outras lendas do futebol mundial. O português Cristiano Ronaldo ficou com a quarta colocação, seguido pelo holandês Johan Cruyff. O Brasil aparece com três representantes entre os 10 melhores: Pelé (2º), Ronaldo Fenômeno (6º) e Ronaldinho Gaúcho (10º).
Top 10 da IFFHS: melhores jogadores da história do futebol
-
Lionel Messi (Argentina)
-
Pelé (Brasil)
-
Diego Maradona (Argentina)
-
Cristiano Ronaldo (Portugal)
-
Johan Cruyff (Holanda)
-
Ronaldo Nazário (Brasil)
-
Zinédine Zidane (França)
-
Franz Beckenbauer (Alemanha)
-
Alfredo Di Stéfano (Argentina/Espanha)
-
Ronaldinho Gaúcho (Brasil)