As Filipinas se preparam para receber o próximo grande evento do vôlei masculino: o Campeonato Mundial de Vôlei Masculino 2025, que ocorrerá de 12 a 28 de setembro de 2025. Com um ano de antecedência para o início da competição, o sorteio dos grupos foi realizado em Manila no sábado, 14 de setembro, revelando os caminhos para o torneio.
As 32 seleções classificadas já estão definidas. O Brasil, em busca de seu quarto título mundial, lidera o Grupo H e enfrentará a Sérvia, a Tchéquia e a República Popular da China. Apenas os dois primeiros colocados de cada grupo avançarão para as oitavas de final.
O Brasil tenta encerrar um jejum de 15 anos sem conquistar o Campeonato Mundial de Vôlei Masculino, desde o tricampeonato consecutivo em 2010. Na última edição, realizada em 2022 na Polônia e na Eslovênia, a equipe brasileira conquistou a medalha de bronze.
A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) confirmou a continuidade do técnico Bernardinho para este ciclo. O Brasil chegou às quartas de final dos Jogos Olímpicos Paris 2024, sendo eliminado pelos Estados Unidos e terminando na oitava colocação.
Este será o primeiro Campeonato Mundial com 32 seleções, uma ampliação em relação às 24 equipes que participaram até 2022. Outra mudança significativa é a frequência do campeonato: de quadrienal e realizado em anos pares, o torneio passará a ser bienal e ocorrerá em anos ímpares.
Confira os grupos do Campeonato Mundial de Vôlei Masculino Filipinas 2025:
- Grupo A: Filipinas, República Islâmica do Irã, Egito e Tunísia
- Grupo B: Polônia, Países Baixos, Catar e Romênia
- Grupo C: França, Argentina, Finlândia e República da Coreia
- Grupo D: Estados Unidos, Cuba, Portugal e Colômbia
- Grupo E: Eslovênia, Alemanha, Bulgária e Chile
- Grupo F: Itália, Ucrânia, Bélgica e Argélia
- Grupo G: Japão, Canadá, Türkiye e Líbia
- Grupo H: Brasil, Sérvia, Tchéquia e República Popular da China
Além dos times tradicionais, como Brasil, Itália, Estados Unidos e Polônia, que são campeões do torneio nos últimos 40 anos, o Campeonato Mundial 2025 contará com duas seleções estreantes: Filipinas e Colômbia.