Patrocinadores

Mundial

Mundial Feminino: Estados Unidos e Reino Unido Manifestam Interesse

A FIFA recebeu nesta sexta-feira as manifestações de interesse de Estados Unidos e Reino Unido para sediar os Mundiais Femininos de Futebol de 2031 e 2035, respectivamente. Essas candidaturas serão analisadas minuciosamente pelo órgão antes da formalização da escolha dos anfitriões.

Candidatura dos Estados Unidos para o Mundial Feminino de 2031

A federação norte-americana de futebol confirmou sua intenção de apresentar uma candidatura conjunta para o Mundial Feminino de 2031, em parceria com outras associações da Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe). As federações parceiras serão anunciadas em momento oportuno, conforme indicado no comunicado oficial da FIFA. O processo de análise da candidatura será conduzido pela direção da FIFA, com a expectativa de que o anúncio oficial dos países anfitriões ocorra no Congresso da FIFA de 2026.

Candidatura Conjunta do Reino Unido para 2035

Por sua vez, as federações de futebol do Reino Unido, incluindo Inglaterra, Irlanda, Escócia e País de Gales, manifestaram interesse em apresentar uma candidatura conjunta para o Mundial Feminino de 2035. A FIFA irá conduzir uma avaliação detalhada de ambas as candidaturas, com os anfitriões sendo provavelmente anunciados durante o Congresso de 2026.

Processo de Avaliação e Decisão

A FIFA realizará uma avaliação criteriosa de todas as candidaturas para os Mundiais de 2031 e 2035, com o objetivo de garantir que os requisitos sejam cumpridos. Após essa análise, a decisão final será tomada e anunciada durante o Congresso da FIFA, que ocorrerá no segundo trimestre de 2026. A decisão sobre os anfitriões será baseada na adequação das propostas aos padrões exigidos pela FIFA.

Mudanças na Candidatura de Portugal, Espanha e Marrocos

Originalmente, Portugal, Espanha e Marrocos estavam considerando uma candidatura conjunta para o Mundial Feminino de 2035. No entanto, Marrocos desistiu de sua participação, o que levou as federações a retirarem a proposta conjunta. De acordo com fontes próximas ao processo, Marrocos informou que não tinha intenções de concorrer à edição de 2035, o que resultou na retirada da candidatura. Contudo, as federações de Portugal, Espanha e Marrocos não descartaram a possibilidade de apresentar uma candidatura conjunta para o Mundial de 2039, sendo este processo ainda pendente de formalização.

Federações em Conversações para o Mundial de 2039

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) já confirmou, em sua página oficial, que está em conversações com as federações de Espanha e Marrocos para uma candidatura conjunta ao Mundial Feminino de 2039. O futuro desse projeto dependerá das discussões e formalizações que ocorrerão nos próximos anos.