A FIFA anunciou uma série de inovações tecnológicas que serão implementadas na Copa do Mundo de Clubes 2025, marcada para começar neste sábado (14/06), nos Estados Unidos, com a participação de 32 equipes de todos os continentes.
Uma das principais novidades é o uso de câmeras corporais instaladas nos fones de ouvido dos árbitros, que fornecerão ângulos inéditos de gols e outros momentos das partidas para as transmissões televisivas. No entanto, a entidade esclareceu que lances polêmicos, como pênaltis e decisões de arbitragem, não serão exibidos por esse recurso neste primeiro momento.
“O objetivo é proporcionar ao torcedor uma nova experiência visual”, explicou Pierluigi Collina, presidente do Comitê de Arbitragem da FIFA. Segundo o ex-árbitro italiano, a iniciativa está em fase de teste e pode evoluir no futuro: “Talvez essas imagens sejam usadas em lances polêmicos futuramente, mas vamos passo a passo”.
Mais transparência com o VAR e novas regras em campo
Além das câmeras corporais, a FIFA também implementará telões nos estádios para exibir as imagens revisadas pelo VAR, com o árbitro anunciando a decisão final pelo sistema de som local e pela transmissão.
O torneio também contará com o sistema semiautomático de impedimento, que utiliza 16 câmeras ligadas a uma inteligência artificial. Quando um jogador em posição irregular tocar na bola, o sistema enviará um sinal de áudio instantâneo ao assistente, reduzindo erros e paralisações desnecessárias.
Nova regra para goleiros
Outra mudança relevante é a introdução de uma nova regra para os goleiros: eles terão oito segundos para repor a bola em jogo após dominá-la. Caso contrário, o time adversário será beneficiado com um escanteio.