O Oklahoma City Thunder é o novo campeão da NBA. A equipe derrotou o Indiana Pacers por 103 a 91 no jogo 7 das finais, e fechou a série decisiva em 4 a 3, garantindo o primeiro título da franquia desde a mudança para Oklahoma City em 2008.
O grande nome da conquista foi Shai Gilgeous-Alexander, eleito MVP da temporada e também das Finais da NBA 2025. O armador canadense brilhou com 29 pontos, liderando o Thunder em uma atuação sólida diante de um adversário desfalcado após a lesão de seu principal jogador.
Lesão de Haliburton muda o rumo da final
Logo no primeiro quarto, o Indiana perdeu Tyrese Haliburton, que sofreu uma lesão ainda no início da partida no Paycom Center. O armador saiu mancando da quadra e, segundo a franquia, teve uma “lesão na perna direita”. Já a ESPN relatou, com base em informações do pai do jogador, que se trata de uma possível ruptura no tendão de Aquiles — o que agravaria ainda mais a situação do atleta.
Sem Haliburton, os Pacers ainda conseguiram terminar o primeiro tempo à frente no placar, liderando por 48 a 47, o que mostrou o espírito de luta da equipe. No entanto, o Thunder voltou mais forte do intervalo.
Thunder domina o segundo tempo e garante título inédito em Oklahoma
No terceiro quarto, o Oklahoma City Thunder impôs seu jogo e abriu vantagem ao vencer o período por 34 a 20. A equipe manteve o ritmo intenso até o final e chegou a abrir 22 pontos de diferença no último quarto. Mesmo com uma tentativa de reação do Indiana, a vantagem construída foi suficiente para garantir a vitória e a festa da torcida no ginásio.
Este é o segundo título da história da franquia, mas o primeiro com o nome Oklahoma City Thunder. O único título anterior havia sido conquistado em 1979, quando a equipe ainda se chamava Seattle SuperSonics.