Nesta terça-feira (30), os brasileiros terão mais uma oportunidade de torcer por suas modalidades olímpicas favoritas. O judô, o surfe e a ginástica artística são as modalidades em que o país tem esperanças de conquistar novos pódios.
Desde o início das Olimpíadas de Paris, a delegação brasileira já garantiu três medalhas: uma de prata e uma de bronze no judô, além de um bronze no skate. Esses resultados elevaram o total de medalhas do Brasil em Jogos Olímpicos para 153. O judô, em particular, destaca-se como o esporte mais prolífico em termos de pódios para o país.
Programação Olímpica: Brasil em Ação no Judô, Natação, Ginástica, Handebol, Surfe e Basquete
Judô (Feminino e Masculino) – 5h e 12h15
Ketleyn Quadros, detentora de uma medalha de bronze olímpica, e Guilherme Schmidt, estreante em Olimpíadas e campeão pan-americano, iniciam suas competições no judô nesta terça-feira, a partir das 5h (horário de Brasília). Ketleyn, que fez história ao ser a primeira mulher a ganhar uma medalha individual para o Brasil em Pequim 2008, compete na categoria até 63 kg. Já Schmidt disputa na categoria até 81 kg. Os judocas podem participar de até cinco lutas, com as finais previstas para começarem às 11h.
Natação (Feminino e Masculino) – 6h
Em meio à controvérsia envolvendo a expulsão da nadadora Ana Carolina Vieira por indisciplina, os brasileiros voltam à piscina nesta terça-feira para buscar mais medalhas. Destaques para Marcelo Chierighini e Guilherme Caribé nos 100 metros livre, iniciando às 6h, e para Nicolas Albiero nos 200 metros borboleta e Beatriz Dizzotti nos 1.500 metros livre.
Ginástica Artística (Feminina) – 13h15
As ginastas Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Julia Soares e Lorrane Oliveira disputam a final por equipes, a partir das 13h15. Na classificação, o Brasil terminou em quarto lugar, somando 166.499 pontos, atrás de Estados Unidos, Itália e China. A equipe norte-americana, liderada por Simone Biles, é a favorita ao ouro, mas a diferença de pontos entre o segundo e o quarto lugar é mínima. O Brasil busca sua primeira medalha olímpica por equipes na ginástica artística, após ter conquistado a prata no último campeonato mundial, em outubro de 2023.
Handebol (Feminino) – 14h
A seleção feminina de handebol enfrenta a França às 14h, precisando de uma vitória para continuar na competição. Após uma vitória contra a Espanha e uma derrota para a Hungria, o Brasil enfrenta uma forte equipe francesa, que venceu seus dois primeiros jogos.
Surfe (Feminino e Masculino) – 14h, 18h15 e 22h45
As quartas de final do surfe começam às 14h para os homens e às 16h15 para as mulheres, na praia de Tehuapo’o, no Taiti. Um confronto direto entre brasileiros marcará a disputa, com Gabriel Medina enfrentando João Chianca. As semifinais ocorrem às 18h15, e as finais, com disputas por medalhas, estão programadas para as 22h45.
Basquete (Masculino) – 16h
Após uma derrota para a França, o Brasil enfrenta a Alemanha às 16h, precisando vencer para manter suas chances na competição. A Alemanha vem de uma vitória contra o Japão, que joga contra a França às 12h15. Outros jogos do dia incluem Espanha x Grécia às 6h e Canadá x Austrália às 8h15. Os Estados Unidos jogam contra o Sudão do Sul na quarta-feira, às 16h.