O técnico Renato Paiva foi surpreendido ao ser comunicado de sua demissão do Botafogo na noite de domingo (29/09), nos Estados Unidos. O anúncio oficial da saída aconteceu na madrugada desta segunda-feira (30), e, até o momento, o treinador português ainda tenta compreender os motivos que levaram ao desligamento.
A informação da demissão foi passada por dois diretores do clube, que estavam em Nova York e precisaram viajar até a Filadélfia, onde a delegação alvinegra estava hospedada, exclusivamente para comunicar a decisão. O dono da SAF do Botafogo, John Textor, não participou diretamente do encontro, segundo apuração do Flashscore.
Inicialmente, Paiva acreditava que a reunião seria voltada ao planejamento da sequência da temporada. No entanto, foi surpreendido com a decisão da diretoria. O documento oficial da rescisão contratual já está em posse do treinador, mas ainda não foi assinado.
Renato Paiva deixa o Botafogo na 8ª colocação do Campeonato Brasileiro, classificado para as oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil. Contratado no fim de fevereiro, o técnico comandou a equipe em 23 partidas, com 12 vitórias, 3 empates e 8 derrotas, alcançando um aproveitamento de 56,5%.
Bastidores da saída de Renato Paiva do Botafogo
A saída de Paiva acontece após a eliminação do Botafogo no Mundial de Clubes, no último sábado (28), quando o time foi derrotado por 1 a 0 pelo Palmeiras, na prorrogação. Apesar da queda, o Glorioso fez história ao vencer o PSG por 1 a 0 na fase de grupos, garantindo vaga nas oitavas e superando rivais como o Atlético de Madrid no chamado “grupo da morte”.
Logo após a eliminação, John Textor se reuniu com jogadores, dirigentes e integrantes da comissão técnica no hotel da delegação, na Filadélfia, expressando sua frustração com a postura da equipe em campo. Textor lamentou a falta de ofensividade, mas não conversou diretamente com Renato Paiva – que, ao longo de sua passagem, não sofreu interferências do norte-americano nas decisões táticas ou na escalação.
Paiva tem retorno previsto ao Brasil ainda nesta segunda-feira (30). Parte de sua comissão técnica, incluindo um dos auxiliares e o preparador de goleiros, só soube da demissão após já terem deixado os Estados Unidos. A delegação do Botafogo desembarca no Brasil nesta terça-feira (1º), iniciando um novo capítulo na temporada alvinegra.