Patrocinadores

Ronaldo

Ronaldo começa campanha para ser presidente da CBF

O ex-jogador Ronaldo Fenômeno, pré-candidato à presidência da CBF nas eleições que ocorrerão no próximo ano, participou do programa Mais Você, da TV Globo, e compartilhou suas perspectivas sobre o movimento gerado em torno de sua candidatura. Ronaldo destacou que, após seu anúncio, foi procurado por dirigentes de clubes e federações estaduais, demonstrando a mobilização que sua candidatura provocou no futebol brasileiro.

Ronaldo Fenômeno e a Mobilização no Futebol Brasileiro

De acordo com Ronaldo, o principal objetivo de sua candidatura é resgatar a identidade do futebol brasileiro, além de restaurar a imagem da CBF, que, segundo ele, se tornou uma entidade “odiada”. Durante sua participação no programa, o ex-jogador comentou sobre a indiferença atual do público em relação à Seleção Brasileira:

“Esse anúncio foi muito bom, ainda estou processando as respostas das pessoas. Recebi ligações de presidentes de clubes, federações, ex-jogadores, todos pedindo ajuda para resgatar. A Seleção joga e o povo já é indiferente. Na minha época, o Brasil parava quando a Seleção jogava. Perdemos essa união”, afirmou Ronaldo, explicando como o futebol já não tem mais o poder de unir o país da maneira que tinha em sua época.

Ronaldo também abordou os desafios dentro da indústria do futebol e se disse capacitado para unir novamente a população em torno da Seleção Brasileira. “Acho que posso trazer o respeito e a força que a Seleção precisa,” concluiu.

Como Ronaldo Pode Se Tornar Candidato à Presidência da CBF?

Atualmente, Ednaldo Rodrigues é o presidente da CBF, com mandato até março de 2026. No entanto, ele possui uma janela de um ano, a partir de março de 2025, para convocar novas eleições. Embora Ednaldo tenha a intenção de concorrer novamente, o processo que levou à sua vitória nas eleições anteriores está sendo analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o que pode afetar diretamente a candidatura de Ronaldo, caso as regras atuais sejam alteradas.

Para se tornar candidato à presidência da CBF, Ronaldo precisa reunir o apoio de, pelo menos, quatro federações e quatro clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Além disso, ele deve se desvincular de qualquer clube, tanto no Brasil quanto no exterior. Ronaldo já se desfez de suas ações no Cruzeiro, vendendo a SAF do clube mineiro, e agora se prepara para vender sua participação no Valladolid, clube espanhol que disputa a La Liga.

Como Ronaldo Pode Ser Eleito Presidente da CBF?

Em relação ao processo eleitoral da CBF, houve modificações no estatuto da entidade, incluindo o voto de 40 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, além das 27 federações filiadas. O sistema de pontuação estabelecido atribui diferentes pesos aos votos:

  • Federações: peso 3 (somando 81 pontos)
  • Clubes da Série A: peso 2 (somando 40 pontos)
  • Clubes da Série B: peso 1 (somando 20 pontos)

Com base nesse sistema, a chave para a eleição de Ronaldo seria garantir o apoio dos presidentes das federações. Se 24 federações votarem em um candidato, ele será eleito, independentemente dos votos dos clubes das Séries A e B. Dessa forma, garantir o apoio das federações seria o passo decisivo para Ronaldo alcançar a presidência da CBF.