Patrocinadores

Série C

Série C do Brasileirão 2025 terá investimento recorde

A edição de 2025 da Série C do Campeonato Brasileiro começa com novidades importantes. Em reunião virtual realizada nesta terça-feira (08/04), com representantes dos 20 clubes participantes e dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), foram anunciados investimentos e ajustes no regulamento da competição.

O destaque ficou por conta da premiação recorde: a CBF vai distribuir cerca de R$ 32 milhões em premiações e cotas, valor 20,7% superior ao destinado em 2024. Somando-se aos custos operacionais, como transporte, hospedagem, alimentação, arbitragem e controle antidoping, o investimento total da entidade chega a aproximadamente R$ 100 milhões.

“Foi uma reunião muito importante e democrática, com avanços técnicos, financeiros e administrativos”, destacou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Série C 2025 começa dia 12 de abril

A rodada de abertura da Série C será disputada entre os dias 12 e 14 de abril. Os jogos acontecerão aos finais de semana, mantendo a tradição e otimizando a presença do torcedor nos estádios.

Jogos da 1ª rodada – Série C 2025

Dia 12 de abril (sábado)
Ituano x Brusque – Estádio Dr. Novelli Jr (Itu-SP), 16h
Figueirense x Ponte Preta – Estádio Orlando Scarpelli (Florianópolis-SC), 16h
CSA x Anápolis – Estádio Rei Pelé (Maceió-AL), 16h
Botafogo-PB x Confiança – Estádio Almeidão (João Pessoa-PB), 16h

Dia 13 de abril (domingo)
Retrô x Tombense – Arena Pernambuco (São Lourenço da Mata-PE), 16h
Itabaiana x Náutico – Estádio Etelvino Mendonça (Itabaiana-SE), 16h
Guarani x Maringá – Estádio Brinco de Ouro (Campinas-SP), 16h
São Bernardo x ABC – Estádio 1º de Maio (São Bernardo do Campo-SP), 16h
Caxias x Floresta – Estádio Centenário (Caxias do Sul-RS), 16h

Dia 14 de abril (segunda-feira)
Londrina x Ypiranga – Estádio do Café (Londrina-PR), 20h

Sistema de disputa da Série C 2025

A primeira fase será em turno único, com os 20 clubes se enfrentando uma vez. Os oito melhores classificados avançam à segunda fase, que será dividida em dois grupos com quatro times cada. Nessa etapa, os jogos ocorrem em turno e returno.

Os dois primeiros colocados de cada grupo garantem o acesso à Série B 2026. Os líderes de cada chave se enfrentam na final em dois jogos, valendo o título da Série C.

A competição será disputada em 27 datas, todas aos finais de semana.

Bola oficial da Série C 2025

A bola da Série C será a UHL Game Pro 2025, com design nas cores branco, azul e vermelho, mantendo a identidade visual da competição.

Novos protocolos e medidas

Protocolo de concussão
Cada equipe terá direito a uma substituição extra em caso de concussão, diagnosticada exclusivamente pelo médico do clube. O atleta deverá ser afastado por pelo menos 5 dias.

Inscrição de atletas
Cada clube poderá inscrever até 50 jogadores, com limite para substituições até o dia 12 de setembro de 2025, véspera da segunda fase. Neste ano, a Série C segue o mesmo regime de janelas de transferências das Séries A e B.

Combate ao racismo
A CBF implementa o Protocolo Antirracista da Fifa, que permite a qualquer jogador, árbitro ou oficial cruzar os braços em “X” para denunciar um ato de racismo. A CBF é pioneira na punição desportiva em casos de discriminação no futebol brasileiro.

Arbitragem
Apenas os capitães poderão dialogar com o árbitro durante o jogo, conforme as diretrizes da IFAB. Todas as perdas de tempo serão compensadas, com foco no tempo de bola rolando.